Acadêmicas

Bolsa de Graduação

Bolsa oferecida pelo Consulado de Manaus para cursar a graduação em uma universidade japonesa, com duração de 5 anos. Inclui curso preparatório de língua japonesa e outras disciplinas, durante o primeiro ano.
As inscrições ocorrem todos os anos, geralmente no mês de junho. A análise dos documentos já é fase eliminatória, ou seja, se os documentos estiverem nos conformes, poderá fazer as provas escritas de inglês e japonês (e das matérias específicas, dependendo do curso que deseja cursar). Caso contrário, já é eliminado.

O resultado é divulgado alguns dias depois. Resultados positivos encaminham à próxima fase: a entrevista. E depois de passar na entrevista, poderá cursar graduação em alguma universidade japonesa.
Mais informações: http://www.manaus.br.emb-japan.go.jp/bolsa/graduacao.html

Bolsa de Pesquisa / Nível Pós-graduação

Bolsa oferecida pelo Consulado de Manaus para realização de pesquisas em universidades japonesas, que oferece ao interessado a oportunidade de cursar o mestrado e/ou doutorado, caso venha a ser aprovado no exame de admissão da universidade japonesa. Inclui curso de língua japonesa nos seis primeiros meses do programa.

O processo de seleção inicia-se geralmente no mês de maio e assemelha-se ao da Bolsa de Graduação, acrescentando-se a entrega do projeto de pesquisa no momento da inscrição, junto com os outros documentos necessários. Além disso, após a entrevista, ocorre a segunda fase do processo, na qual os documentos são enviados ao Japão para análise – inclui-se a procura pelo professor que trabalhe na área de seu interesse. A aprovação final é dada pela universidade japonesa.
Mais informações: http://www.manaus.br.emb-japan.go.jp/bolsa/posgraduacao.html

Ciência sem fronteiras

Graduação: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/jasso1
http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/japao
Pós Graduação: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/apresentacao24

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *