Visita do professor Kinya Sugiyama na UFAM
Entre os dias 16 e 19 de setembro, depois de participar do Simpósio Internacional de Língua Japonesa como Lingua Global/III Encontro de Pós-graduandos em Estudos Japoneses, o professor Kinya Sugiyama, da Universidade de Kanazawa (Japão), visitou a Universidade Federal do Amazonas – UFAM com o intuito de conhecer a área de Japonês e estabelecer futuros intercâmbios entre docentes e discentes. Os professores de Língua Japonesa e os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX propiciaram ao professor visitante um ambiente confortável e uma ampla apresentação da universidade.
Durante a sua visita na UFAM, o professor Sugiyama conversou com a senhora Rita Costa, responsável pela Área de Coordenação de Acordos e Convênios, da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais – ARII, sobre as formalidades requeridas para um convênio entre a Universidade Kanazawa e UFAM. Foram apresentadas ao professor Sugiyama as salas de coordenação do curso de japonês, a sala dos professores, os materiais e os recursos didáticos disponíveis para o ensino de japonês. Também, foi sublinhada a necessidade de mais recursos para o desenvolvimento da área.
O professor Sugiyama, a seguir, conheceu à Associação Nipo-Brasileira do Amazônia Ocidental -Nippaku, conversou com o professor Ken Nishikido, presidente da Associação, e consultou o repositório de livros da instituição em busca de materiais didáticos, em língua japonesa, utilizados pelos imigrantes japoneses e descendentes, além de outros materiais que versassem sobre a imigração.
Além das visitas à UFAM e à Nippaku, foram organizadas visitas ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA e ao Teatro Amazonas. No dia seguinte, um passeio de barco pelo Rio Amazonas. No Teatro Amazonas, o professor assistiu a um concerto de música clássica com o tema “As Estações”, apresentando música de Vivaldi, Tchaikovsky e do compositor amazonense Júlio Hatchwell. Durante o passeio de barco, o professor presenciou danças tradicionais indígenas, executadas por membros de uma tribo indígena amazonense. Também degustou a comida típica da região saboreando o tambaqui assado. Já no período da tarde, observou as paisagens únicas do rio Amazonas e do “Encontro das Aguas” do Rio Negro com o Rio Solimões.
Durante a permanência em Manaus, o professor Sugiyama compartilhou muitas informações sobre a cidade de Kanazawa e também sobre uma das atrações principais da cidade japonesa em comento, os doces tradicionais japoneses – além de falar, trouxe uma amostra – presente para professores e estudantes da Área de Japonês.
Portanto, os docentes e discentes de Língua Japonesa agradecem ao professor Sugiyama pela visita esclarecedora e aguardam ansiosamente a oportunidade de futuras parcerias por meio de intercâmbios.