• O Curso de Letras – Japonês da UFAM no XXIII ENPULLCJ/X CIEJB

by  • 29 de setembro de 2014 • Eventos, Notícias • 1 Comment

20140912_090809_meitu_1

Entre os dias 11 e 12 de setembro de 2014, foi realizado o XXIII Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa e o X Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil.O evento vem sendo realizado desde o ano de 1989 a cada 2 anos de forma itinerante e este ano aconteceu na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

O tema deste ano foi “Estudos Japoneses: modernidade e contemporaneidade“. O evento contou com várias palestras, simpósios e seminários, dentre os quais, o aluno do curso Eduardo Vital Lopes de Almeida participou com a comunicação “Panorama da Escrita Japonesa” e a Prof.ª Kaoru Tanaka de Lira juntamente com a mestranda da USP, Linda Midori Tsuji Nishikido, apresentaram a comunicação “Imigração Japonesa no Amazonas: Colônia Bela Vista“. A profª Drª Michele Brasil de Sá, uma das responsáveis pela criação do Curso de Letras – Língua e Literatura Japonesa da UFAM, também marcou presença com o tema: “Tsukasa Uetsuka e a imigração Japonesa para o Amazonas“.

Na ocasião, o Curso de Letras – Língua e Literatura Japonesa recebeu doações de vários livros de várias instituições presentes no evento. Os livros em breve estarão a disposição na coordenação do curso.

Uma ótima notícia é que a UFAM será sede do XXIV Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa e o XI Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil em 2016.

One Response to O Curso de Letras – Japonês da UFAM no XXIII ENPULLCJ/X CIEJB

1. 10 de junho de 2016 at 16:29

O processo de seleção levou em consideração o nível de domínio sobre o idioma e também as pretensões dos graduandos em relação ao ensino da Língua Japonesa. Ser um curso de forma o de professores e as aulas ser o lecionadas completamente em japonês , explica o professor Ernesto Sambuichi, responsável pela seleção.