Bolsas de Estudo MEXT (Monbukagakusho) de CULTURA E LÍNGUA JAPONESA 2014

Bolsa para estudantes universitários do curso de Letras com habilitação em Língua Japonesa para aprimoramento da língua, literatura e cultura japonesas.

1. Duração: 1 ano a partir de setembro/outubro de 2014

2. Requisitos:

• Nacionalidade brasileira (excluem-se brasileiros com dupla nacionalidade japonesa);
  • Ter idade entre 18 e 29 anos incompletos (nascidos entre 2.abr.1984 a 1.abr.1996);
  • Estar matriculado como aluno de graduação do curso de Letras (japonês) numa universidade brasileira no momento da ida ao Japão e estar ainda matriculado nessa instituição quando retornar ao Brasil. (Alunos do último ano do curso estão excluídos);
  • Ter boa saúde física e mental;
  • Ter disponibilidade para chegar ao Japão na data determinada pelo Mext;
  • Bom conhecimento da língua japonesa;
  • O candidato deve ser residente e domiciliado em nossa jurisdição (Amazonas). Candidatos de outras localidades devem procurar o Consulado do Japão de sua região.

Obs.: Todas as aulas são em língua japonesa.

3. Benefícios

• Em 2013, o valor da bolsa mensal foi de 117.000 ienes (aprox. R$2.769,00 em fev/2014). Dependendo da região, o valor mensal poderá ser acrescido de 2.000 a 3.000 ienes. Obs.: Valor da bolsa sujeito à alteração.
  • Passagem de ida e volta; e isenção de taxas escolares.

4. Inscrição

• Data: Até o dia 10 de março de 2014
  • Local: Consulado do Japão em Manaus (atendimento ao público de segunda-feira a sexta-feira das 09:00 às 17:00)

5.  Avaliações

• Prova escrita: 12 de março a partir das 12 horas
  • Entrevista: 13 de março a partir das 12 horas (apenas para quem passou na prova escrita)

6. Documentos Necessários (1ª fase)

• Formulário devidamente preenchido com 1 foto 3×4 recente (Formulário de Inscrição);
  • Questionário devidamente preenchido (Questionário);
  • Histórico escolar (cópia simples em tamanho A4, com tradução);
  • Declaração de aluno regular expedido pela universidade (original, com tradução);
  • Carta de recomendação do reitor, chefe do departamento ou orientador acadêmico da universidade (original, em inglês ou japonês);
  • Curriculum vitae (em português, destacando o estudo de língua japonesa, tamanho A4, até 2 páginas);
  • Documento de comprovação de qualificação da língua japonesa (ex.: teste de proficiência em língua japonesa), se houver. (cópia simples).

OBSERVAÇÕES:

• O histórico escolar e declaração de aluno regular deverão estar acompanhados de tradução em inglês ou japonês. Não é necessário apresentar tradução juramentada.
  • As traduções devem ser cópias fiéis dos originais (frente e verso), incluindo nomes, endereços, números de registro e observações.
  • A carta de recomendação deverá ser escrita em inglês ou japonês.
  • Todos os documentos de inscrição devem estar digitados em tamanho A4, e entregues na ordem do item f) acima. O formulário de inscrição pode ser digitado ou manuscrito, desde que com letra de forma e legível.
  • Não grampear os documentos.
  • Preencher o formulário de inscrição, em português, digitado ou com caneta preta e entregar o formulário com a foto já colada. Colocar, sem falta, o CEP, o DDD e e-mail.
  • Para a inscrição, o candidato deverá verificar a universidade desejada no Japão, através do catálogo “Course Guide”, que estará disponível na Embaixada do Japão ou através do site: http://www.studyjapan.go.jp/en/toj/toj0307e.html#1
  • Não receberemos documentação incompleta.
  • Os documentos entregues não serão devolvidos.

Regulamento completo em inglês aqui.

Maiores informações:

Consulado Geral do Japão em Manaus
Rua Fortaleza, 416 – Adrianópolis,  Manaus-AM
Tel.: (92) 3232-2000

Texto adaptado do site da Embaixada do Japão no Brasil.

Para terem uma ideia de como são as provas, abaixo links das provas passadas.

1 Resultado

1. artur disse:

Mesmo sendo a prova desta bolsa mais dificil que a propria prova do nouryoukushiken, uma boa oportunidade para nos