• Bolsas de Estudo MEXT (Monbukagakusho) de CULTURA E LÍNGUA JAPONESA 2014

by  • 22 de fevereiro de 2014 • Bolsas, Informações úteis, Notícias, Oportunidades • 1 Comment

Bolsa para estudantes universitários do curso de Letras com habilitação em Língua Japonesa para aprimoramento da língua, literatura e cultura japonesas.

1. Duração: 1 ano a partir de setembro/outubro de 2014

2. Requisitos:

• Nacionalidade brasileira (excluem-se brasileiros com dupla nacionalidade japonesa);
    • Ter idade entre 18 e 29 anos incompletos (nascidos entre 2.abr.1984 a 1.abr.1996);
    • Estar matriculado como aluno de graduação do curso de Letras (japonês) numa universidade brasileira no momento da ida ao Japão e estar ainda matriculado nessa instituição quando retornar ao Brasil. (Alunos do último ano do curso estão excluídos);
    • Ter boa saúde física e mental;
    • Ter disponibilidade para chegar ao Japão na data determinada pelo Mext;
    • Bom conhecimento da língua japonesa;
    • O candidato deve ser residente e domiciliado em nossa jurisdição (Amazonas). Candidatos de outras localidades devem procurar o Consulado do Japão de sua região.

Obs.: Todas as aulas são em língua japonesa.

3. Benefícios

• Em 2013, o valor da bolsa mensal foi de 117.000 ienes (aprox. R$2.769,00 em fev/2014). Dependendo da região, o valor mensal poderá ser acrescido de 2.000 a 3.000 ienes. Obs.: Valor da bolsa sujeito à alteração.
    • Passagem de ida e volta; e isenção de taxas escolares.

4. Inscrição

• Data: Até o dia 10 de março de 2014
    • Local: Consulado do Japão em Manaus (atendimento ao público de segunda-feira a sexta-feira das 09:00 às 17:00)

5.  Avaliações

• Prova escrita: 12 de março a partir das 12 horas
    • Entrevista: 13 de março a partir das 12 horas (apenas para quem passou na prova escrita)

6. Documentos Necessários (1ª fase)

• Formulário devidamente preenchido com 1 foto 3×4 recente (Formulário de Inscrição);
    • Questionário devidamente preenchido (Questionário);
    • Histórico escolar (cópia simples em tamanho A4, com tradução);
    • Declaração de aluno regular expedido pela universidade (original, com tradução);
    • Carta de recomendação do reitor, chefe do departamento ou orientador acadêmico da universidade (original, em inglês ou japonês);
    • Curriculum vitae (em português, destacando o estudo de língua japonesa, tamanho A4, até 2 páginas);
    • Documento de comprovação de qualificação da língua japonesa (ex.: teste de proficiência em língua japonesa), se houver. (cópia simples).

OBSERVAÇÕES:

• O histórico escolar e declaração de aluno regular deverão estar acompanhados de tradução em inglês ou japonês. Não é necessário apresentar tradução juramentada.
    • As traduções devem ser cópias fiéis dos originais (frente e verso), incluindo nomes, endereços, números de registro e observações.
    • A carta de recomendação deverá ser escrita em inglês ou japonês.
    • Todos os documentos de inscrição devem estar digitados em tamanho A4, e entregues na ordem do item f) acima. O formulário de inscrição pode ser digitado ou manuscrito, desde que com letra de forma e legível.
    • Não grampear os documentos.
    • Preencher o formulário de inscrição, em português, digitado ou com caneta preta e entregar o formulário com a foto já colada. Colocar, sem falta, o CEP, o DDD e e-mail.
    • Para a inscrição, o candidato deverá verificar a universidade desejada no Japão, através do catálogo “Course Guide”, que estará disponível na Embaixada do Japão ou através do site: http://www.studyjapan.go.jp/en/toj/toj0307e.html#1
    • Não receberemos documentação incompleta.
    • Os documentos entregues não serão devolvidos.

Regulamento completo em inglês aqui.

Maiores informações:

Consulado Geral do Japão em Manaus
    Rua Fortaleza, 416 – Adrianópolis,  Manaus-AM
    Tel.: (92) 3232-2000

Texto adaptado do site da Embaixada do Japão no Brasil.

Para terem uma ideia de como são as provas, abaixo links das provas passadas.

One Response to Bolsas de Estudo MEXT (Monbukagakusho) de CULTURA E LÍNGUA JAPONESA 2014

1. 10 de março de 2014 at 08:14

Mesmo sendo a prova desta bolsa mais dificil que a propria prova do nouryoukushiken, uma boa oportunidade para nos