O professor Ernesto Sambuichi é eleito coordenador para o biênio 2018/2-2020/1

Da esquerda para direita:
Ruchia Uchigasaki (Vice-coordenadora) e Ernesto Sambuichi (Coordenador).

No dia 26 de junho de 2018 foi realizada a primeira eleição direta para o cargo de coordenador de curso para Língua e Literatura Japonesa da UFAM. A eleição contou com a participação de alunos e docentes. A comissão eleitoral foi formada por Rocio Del Carmen Celis Lozano (docente externo), Diego Costa (técnico-administrativo da FLET) e Augusto César (discente do curso). A chapa vencedora foi a chapa única Isshôkenmei, com o professor Ernesto Sambuichi como coordenador e Ruchia Uchigasaki como vice-coordenadora.

O professor Ernesto Sambuichi agradeceu o voto de confiança de todos e prometeu dedicação. Lembrou também que o nome Isshôkenmei para a chapa não foi somente pelo sentido da palavra “com dedicação, com afinco”, mas como um modo de homenagear a primeira coordenadora do curso, Michele Eduarda Brasil de Sá, que criou o logotipo com os alunos na época em que foi coordenadora. “É um orgulho ter sido o primeiro coordenador eleito por voto democrático, mas é sempre bom lembrar que o curso tem uma história e muitos outros personagens são muito mais significativos”, disse o novo coordenador Ernesto Sambuichi, “estou dando sequência ao trabalho que foi começado antes. Sem eles, talvez eu nem estivesse aqui na UFAM, lembrando a época de que ficara sabendo da criação de um curso de licenciatura em língua japonesa quando ainda estava em Brasília” acrescentou.

O curso de licenciatura em Letras – Língua e Literatura Japonesa teve início em 2011. Os seus coordenadores foram: profa. Michele Eduarda Brasil de Sá (2011-2012), prof. Wagner Barros Teixeira (2013), prof. Ernesto Atsushi Sambuichi (2013-2015), prof. Cacio José Ferreira (2015-2016), profa. Cristina Rosoga (2016-2018) e novamente Ernesto Atsushi Sambuichi (2018-2020).