O curso de Letras – Japonês no XII CIEJB e XXV ENPULLCJ

No período de 28 a 30 de agosto de 2018 na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – São Paulo, ocorreram o XII CIELJB (Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil) e o XXV ENPULLCJ (Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa).

Sob a temática relativa a “Estudos Japoneses – singularidades e novos rumos”, o ENPULLCJ e CIEJB de 2018 contou com Conferências, Mesas-Redondas, Painéis, Simpósios e Apresentações de Trabalhos Acadêmico-Científicos.

Docentes e alguns discentes do curso de Letras – Língua e Literatura Japonesa da Universidade Federal do Amazonas estiveram presentes como ouvintes e participantes das atividades desenvolvidas. Com destaque para os alunos que participaram das sessões de comunicação oral e seus temas: Dell Ikaro Melo – A invenção da cultura em Jojo’s Bizarre Adventure; Dandara Juliana Melo de Castro Alves – A identidade otomen: uma questão de gênero; Adail Alves Celestino Junior – Interdisciplinaridade no ensino da língua japonesa – um estudo de caso no Centro de Idiomas do Instituto Federal do Amazonas;

Painel “Personificações nos e-monogatari de Muromachi e Edo” Da direita para a esquerda: Ernesto SAMBUICHI (UFAM); Dylan MCGEE (Nagoya University); Yuki HATA (Nagoya University); Nobuhiro ITO (Sugiyama Jogakuen University)

Mesa-redonda “Pesquisas em documentação missionária cristã sobre o Japão” Da direita para a esquerda: Eliza PEREZ (USP); Jun SHIRAI (Shinshu University – Japan); Alessandro BECCARI (UNESP-Assis)

Sessão de comunicação oral “A invenção da cultura em Jojo’s Bizarre Adventure” Dell Ikaro MELO (UFAM)

Assembleia administrativa – ABEJ